MISOGI

“Misogi é purificação do corpo e do espirito ou purificação da energia que tudo contem.”

A prática diária do Aikido engloba diversas atividades, algumas bem visíveis e outras sutilmente ocultas, mas todas elas podem ser classificadas como Misogi, pois são técnicas e procedimentos comportamentais, que levam a uma purificação do espírito e do corpo. Para um entendimento mais prático, numa visão bem simplória, eu costumo dizer que o Misogi é como o limpador do para-brisa de um carro, com ele o motorista vai poder enxergar melhor e assim poder escolher o melhor caminho em sua viagem. Os treinos diários (keiko) são Misogi, cair e levantar é Misogi, suportar e assimilar as dores de um treino é Misogi, desfrutar da alegria de entender uma técnica é Misogi, suportar as dificuldades e os obstáculos (Shugyo) ao aprendizado que seu Sensei, carinhosamente lhe oferece é Misogi, limpar o Tatame depois do treino é misogi, participar de faxina no Dojo é Misogi.

Podemos dizer que a espada perfeita é feita com uma lamina de um Aço que passou por diversos Misogi, o calor extremo pelo qual ele passou por reiteradas vezes foi Misogi, as diversas vezes em que foi martelado e malhado foi Misogi, as diversas vezes em que sofreu choque térmico, para adquirir a têmpera certa foi Misogi.

Se hoje temos um bonito e, por enquanto,  harmônico Planeta para desfrutarmos é por que ele passou por um longo processo de purificação, durante um longo conflito entre a água e o fogo, após esse longo “keiko” de milhões de anos de Misogi, eles finalmente chegaram a uma purificadora harmonia, podemos ver que simbolicamente eles representam os opostos, do Yin e do Yang(negativo e positivo). Estes opostos estão em todas as coisas, em tudo que compõe o universo. Se formos olhar a Terra como um ser único, poderíamos dizer que ela em uma determinada época, atingiu um Satori 悟り(iluminação), uma plena harmonia, uma plena compreensão.

Por fim podemos afirmar que a prática dedicada de Aikido em toda a sua essência e com muito Misogi, pode ser um dos caminhos para o Satori.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.