A GRANDE FAMÍLIA DE IQUIQUE

SEMINÁRIO EM IQUIQUE NO CHILE

Neste último semestre do ano tive a honra de ser convidado a ministrar um Seminário de Aikido na Cidade de Iquique, no Chile, nos dias 24,25 e 26 de novembro, ao qual compareci com satisfação, principalmente pela oportunidade de fazer novos amigos.

O Aikido no Chile, vinculado à União Sul Americana de Aikido ( Kawai Shihan),  é dirigido e administrado pelo amigo Orlando Galicia Sensei, Presidente da União Chilena de Arte Aikido Kawai e Dojo Sho da Academia Reshin Kawai Shihan de Iquique, Chile.

Dentre as tantas coisas boas que encontrei em Iquique, a que mais me tocou e marcou meu coração, foi a profunda ligação que Orlando Galicia formou com seus discípulos. Galicia Sensei tem, se não me falha a memória, oito filhos que praticam ou já praticaram o Aikido alem de mais de uma dezena de netos que sem dúvida ainda praticarão Aikido no Futuro, visto que alguns já frequentam as aulas de Aikido infantil. Isto demonstra o seu profundo sentimento de família, e de família unida, e isto perpassa aos seus diversos alunos chilenos(  filhos não sanguíneos ).  Naqueles três dias percebi o quão forte e valorizado são os sentimentos de família que todos os praticantes me passaram, de uma grande família Aikidoista. Considero este um dos grandes propósitos de uma organização da nossa arte, formar laços fortes de amizade, propiciando um convívio social pleno tanto dentro do Tatame, quanto fora.  Visto que os nossos objetivos de desenvolvimento como pessoas humanas, harmoniosas e com alta capacidade de levar Amor e crescimento aos que nos cercam, não se limita ao Tatame, estes obtidos devem ser estendidos para fora do Tatame para todas nossas relações sociais.

A mim, me pareceu, que Galicia Sensei, formou uma família  que esta se tornando “Uma Grande Família Aikidoista”. Na cultura Japonesa se usa a expressão “Ichi Ban” para coisas ou pessoas que são as melhores ou as primeiras em uma lista de classificação, por exemplo; no futebol Pelé é Ichi Ban para os Japoneses, então gostaria de dar à Galicia Sensei o titulo de “Ichi Ban em uma lista de Senseis voltados à familia”.

Grato à todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s